UE vai propor compra conjunta de gás no bloco, diante do alta de preços
dez, 14, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202148
A Comissão Europeia vai propor um sistema para que os países da União Europeia (UE) comprem gás em conjunto para formar reservas estratégicas – a participação será voluntária. A medida foi elaborada em resposta à disparada dos preços da energia, segundo um documento compartilhado com os países antes da cúpula nesta semana.
Os preços do gás na Europa saltaram para níveis recordes em outubro em razão da oferta restrita e da grande demanda das economias mundiais que se recuperavam da pandemia da covid-19. Os preços chegaram a recuar desses picos, mas voltaram a subir nas últimas semanas, com o clima frio do inverno e importações menores do que as esperadas da Rússia.
A alta dos preços da energia fez os governos usarem subsídios e incentivos fiscais para proteger os consumidores do aumento nas contas de energia, e levou alguns países a pedirem um sistema europeu de compra conjunta de gás.
Uma proposta de atualização das regras do mercado de gás da UE, que a Comissão Europeia deve publicar esta semana, criaria esse sistema. “A proposta incluirá uma estrutura que torne possível a aquisição conjunta de estoques estratégicos de gás por entidades reguladas e de forma voluntária”, informou a Comissão em um documento distribuído aos países na preparação para uma reunião de cúpula da UE marcada para quinta-feira.
O sistema “será uma contribuição às medidas coordenadas da UE em caso de emergência em toda o bloco”, diz o plano. A Comissão não quis comentar a questão.
Fonte: Valor Econômico
Para ler a matéria original completa acesse o link: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/12/14/ue-vai-propor-compra-conjunta-de-gas-no-bloco-diante-do-alta-de-precos.ghtml
-
Outras Cargas
ago, 09, 2022
0
Exportações de calçados cresceram 64,8% até julho
-
Grãos
mar, 10, 2022
0
Safra 2021/22 de grãos cresce 4% em relação ao ciclo anterior e está estimada em 265,7 milhões de toneladas
-
Petróleo e Gás
mar, 04, 2022
0
Preço do combustível de navegação dispara e deve pressionar frete de cargas
-
Grãos
nov, 18, 2022
0
Soja: vendas da Argentina atingem cerca de 72%