Chile se posiciona como um futuro fornecedor de combustíveis após anúncio de corredor verde
abr, 13, 2022 Postado porGabriel MalheirosSemana202215
No dia 13 de abril, o Ministério da Energia do Chile e o Mærsk Mc-Kinney Møller Center for Zero Carbon Shipping anunciaram um acordo formal para estabelecer uma rede de corredores verdes que permitirão o transporte marítimo de mercadorias dentro e fora do Chile.
O projeto contará com o apoio direto do Ministério dos Transportes e Telecomunicações e do Ministério das Relações Exteriores, pois a nação sul-americana, o país mais extenso do mundo, tenta se posicionar como um futuro fornecedor de combustíveis verdes. Recentemente, o Chile vêm sendo alvo de uma enxurrada de notícias semelhantes desde que foi oficializada a intenção de construir corredores verdes na COP 26 em Glasgow em novembro passado.
A primeira etapa do projeto compreenderá o mapeamento e avaliação dos corredores verdes mais promissores da região, com base na intensidade de emissão, disponibilidade de combustível, distância dos portos, segmentos de navios, rotas e tipos de carga, entre outros aspectos relevantes. Este trabalho será concluído em 2022 e abrirá caminho para a implantação de corredores verdes selecionados nos próximos anos.
O Chile, uma nação ensolarada e rica em ventos com um litoral de 4.000 km, vem alardeando seu potencial de hidrogênio verde há vários anos. O país emitiu uma Estratégia Nacional de Hidrogênio Verde há dois anos, na qual foi observado que “o que nos falta em tamanho, mais do que compensamos em potencial. Considerando os desertos do Norte, onde há a maior irradiação solar do planeta, e a Patagônia, no sul, com ventos fortes e consistentes, temos potencial para instalar 70 vezes a capacidade de geração de eletricidade que temos hoje. Essa energia renovável abundante nos permitirá produzir o hidrogênio verde mais barato da Terra.”
O anúncio do corredor verde chileno ocorre apenas alguns dias depois que o Mærsk Mc-Kinney Møller Center for Zero Carbon Shipping lançou a Rede Europeia de Corredores Verdes com cinco portos do norte da Europa.
Fonte: Splash247
Para ler o artigo original completo, acesse:
-
Portos e Terminais
dez, 11, 2023
0
Portos de São Francisco e Itapoá já podem receber navios maiores
-
Grãos
ago, 15, 2024
0
Exportações de arroz crescem 180% em julho, apesar de alta do dólar
-
Carnes
jun, 03, 2020
0
Vietnã habilita 4 plantas de aves e 1 de suínos para exportação de carne do Brasil
-
Escalas de Navios
nov, 12, 2021
0
Escalas de navios contêineres nos portos brasileiros caem 7,28% em outubro no comparativo anual