Corredor multimodal de Capricórnio pode reduzir em 30% preço dos fretes
abr, 29, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202218
O Corredor Bioceânico Multimodal de Capricórnio, ligando os portos de Paranaguá a Antofagasta, poderá reduzir em 30% todos os fretes de produtos brasileiros destinados à Costa Asiática. A conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, diminuirá em mais de dez mil quilômetros o percurso marítimo de cargas destinadas a países asiáticos e africanos.
O projeto foi apresentado no último dia 27 na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), e que será aprofundado de 11 a 14 de maio, em Foz do Iguaçu, durante o Films, o Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável.
O corredor ligando os quatro países, usando os mais diferentes modais, não é uma ideia nova. É debatido há pelo menos 20 anos. Técnicos brasileiros analisaram, diante disso, a possibilidade de dez corredores estratégicos ao País, e o de Capricórnio é considerado o mais viável técnica, econômica e ambientalmente. Para viabilizar o corredor, serão necessários 4.760 quilômetros de ferrovias, 4.183 de rodovias, 2.800 de rotas aquaviárias, 1 esclusa, 17 terminais multimodais e 4 centros integrados.
A parte ferroviária brasileira no projeto é a Nova Ferroeste, com extensão de 1.304 quilômetros entre Paranaguá e Maracaju, no interior do Mato Grosso do Sul. Para atrair os investidores, em um projeto global que deverá chegar aos US$ 9,5 bilhões, estão redução do frete, diminuição de distâncias e de tempo entre destinos, além de navegação por áreas oceânicas mais seguras às embarcações.
“Com a Nova Ferroeste, o tempo de percurso de um contêiner entre Cascavel e o Porto de Paranaguá reduzirá dos atuais quatro dias para 20 horas”, lembrou João Arthur, dizendo que a licitação em bolsa deverá ocorrer ainda no segundo semestre. Questões rodoviárias, pedágio e modelagem também estarão em debate, em maio, no Films.
Fonte: SOT
Para ler a matéria original completa, acesse:
-
Navegação
abr, 27, 2022
0
Primeiro navio porta-contêiner não tripulado da China realiza viagem inaugural
-
Portos e Terminais
maio, 13, 2024
0
Portos de Santa Catarina cresceram 6,6% no primeiro trimestre de 2024
-
Carnes
mar, 21, 2024
0
Boi/Cepea: Negócios são lentos no mercado brasileiro; ritmo de exportação cai
-
Outras Cargas
maio, 21, 2021
0
Balança comercial da indústria elétrica e eletrônica acumula deficit de US$ 11,1 bilhões no quadrimestre