Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes recebe milésima manobra na nova bacia de evolução
set, 01, 2022 Postado porGabriel MalheirosSemana202235
A milésima manobra na Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, será realizada por um navio que atracará na Portonave, nesta quinta-feira (1°), às 13h. A embarcação Agrigento, da MSC, está com operação programada para esta tarde para a carga e descarga de contêineres.
Atualmente, podem ser realizadas manobras de navios de até 350 metros, mas o objetivo é que, no futuro, essa capacidade seja ampliada para embarcações de até 400 metros por 59 de boca (largura).
Manobra de ré
Inédita no Brasil, a primeira manobra a ré foi realizada em 2019 pelo navio Valor, de 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura, com bandeira de Malta, e também atracou na Portonave.
A manobra a ré ocorre para que sejam realizadas atracações simultâneas nos dois portos, Navegantes e Itajaí. Como os terminais estão de frente um para o outro, com distância de apenas 400 metros, antes da obra da Bacia 2 não era possível atracar navio se um dos portos estivesse com berços ocupados.
Atracação histórica
Em junho de 2020, o maior navio de contêineres que já navegou na Costa Brasileira, o APL Paris, também atracou no Terminal, sendo a cidade de Navegantes o único porto no Brasil a receber a escala. A embarcação era uma das gigantes, com de 347m de comprimento e 45,2m de largura (boca).
Fonte: Nd+
Para ler o artigo original completo, acesse: https://ndmais.com.br/economia-sc/complexo-portuario-de-itajai-e-navegantes-recebe-milesima-manobra-na-nova-bacia-de-evolucao/
-
Economia
fev, 15, 2024
0
PMEs terão acesso ao dólar oficial para pagar dívidas comerciais na Argentina
-
Carnes
dez, 14, 2022
0
Frango: volume exportado em 2022 deve atingir novo recorde
-
Grãos
dez, 16, 2022
0
Exportações do agronegócio batem recorde em novembro
-
Navegação
abr, 09, 2020
0
Até março, escalas de navios no país ainda não foram afetadas pela Covid-19, mas a projeção é de diminuição já para abril