Licença Ambiental aprovada: obras do TEPOR Macaé começarão em breve
out, 17, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202242
O Terminal Portuário de Macaé (TEPOR) recebeu, no último dia 11, a Licença de Instalação, emitida pela Comissão Estadual de Controle Ambiental – CECA. O projeto foi aprovado por unanimidade, o que garante o início das obras do porto que tem grande importância para o município, que passa por um período de transição da ‘Capital Nacional de Petróleo’ para ‘Capital Nacional da Energia’.
A Licença de Instalação aprovou as técnicas e práticas que serão utilizadas nas fases de planejamento e execução de obras, pré-testes e comissionamento, operação e manutenção e finalmente no futuro o descomissionamento. Com a concessão desta licença, as obras já poderão ser iniciadas, logo após a assinatura dos contratos de financiamento do empreendimento.
O porto já havia obtido em 11 de novembro de 2019 a sua Licença Prévia, que aprovou os estudos ambientais e as medidas de prevenção a serem adotadas na implementação do empreendimento.
O Terminal Portuário de Macaé vai dispor de terminais para recebimento de petróleo e gás originados das plataformas das Bacias de Campos e de Santos, e após o tratamento enviará estes produtos para distribuição por todo o Brasil ou para exportação, gerando divisas e impostos ao país.
O trâmite – O projeto TEPOR – Terminal Portuário de Macaé passou por altos e baixos nos últimos anos. Foram realizadas várias audiências públicas, para debater com a sociedade a importância da construção do porto para a região. O projeto esbarrou na burocracia do poder público e em algumas associações contra a construção, alegando que o porto comprometeria a qualidade de vida e/ou do ambiente em Macaé.
Em 2013, foi realizado um Estudo de Impacto Ambiental, que obteve a Licença Prévia emitida em 2016, ocasião em que o então governador em exercício, Francisco Dornelles, considerou de utilidade pública as intervenções necessárias nas áreas destinadas a construção do terminal portuário e obras conexas, situadas o bairro São José do Barreto, com objetivo de atender a crescente demanda de suprimentos da cadeia de petróleo e gás, setor condicionante do desenvolvimento nacional, fornecendo as plataformas o insumos e equipamentos necessários para seu funcionamento, dentre outras considerações.
Fonte: O Dia
Para ler o artigo original completo, acesse: https://odia.ig.com.br/macae/2022/10/6505588-licenca-ambiental-aprovada-obras-do-tepor-macae-comecarao-em-breve.html
-
Meio ambiente
jun, 10, 2024
0
Em cinco anos, Portos do Paraná investe R$100 milhões em programas ambientais e sociais
-
Grãos
set, 22, 2021
0
Trigo: produção de transgênico na Argentina pode ser um ‘tiro no pé’, diz consultor
-
Economia
jun, 26, 2023
0
Em seis meses, BNDES já financiou mais exportações que em 2022 inteiro
-
Grãos
dez, 31, 2020
0
Portos brasileiros estão sem previsão de embarque de soja em janeiro