ZPE de Parnaíba realiza primeira exportação
nov, 21, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202247
A Zona de Processamento de Exportações (ZPE) do Piauí, localizada em Parnaíba, realizou, nesta segunda-feira (21), seu primeiro embarque aduaneiro. Um contêiner levando cera de carnaúba deixou o estado com todo o procedimento aduaneiro realizado, até chegar ao Porto de Pecém (CE), de onde partirá para o destino.
A cera de carnaúba exportada é produzida na primeira indústria instalada na ZPE. Antes a empresa precisava de um representante, atuando no Porto de Pecém, para realizar os procedimentos que agora são feitos por despachantes e auditores da Receita Federal do Brasil, dentro da ZPE do Piauí. O avanço representa redução de custo e tempo.
“A mercadoria saiu da Área de Despacho Aduaneiro (ADA) da ZPE do Piauí em trânsito rodoviário até Pecém. Ao sair de nossa ADA a mercadoria já está em trânsito internacional. Quando chegar em Pecém, só resta colocar em cima do navio, explica Victor Hugo, diretor-presidente da Investe Piauí.
Inaugurada em fevereiro deste ano, a ZPE do Piauí tem instaladas duas indústrias e dez startups do eixo de exportações. Segundo Victor Hugo, há 11 projetos de empresas interessadas em se instalar na ZPE, aguardando autorização do Ministério da Economia.
Fonte: Meio Norte
Para ler o artigo original completo, acesse: https://www.meionorte.com/noticias/zpe-de-parnaiba-realiza-primeira-exportacao-na-proxima-segunda-feira-21-460087
-
Grãos
nov, 26, 2019
0
Europa diz que medida brasileira para acabar com moratória da soja ameaça mercado de US $ 5 bilhões
-
Navegação
maio, 27, 2022
0
Mercado de feeders pode atingir US$ 13,8 bilhões até 2032
-
Aço e Alumínio
set, 22, 2021
0
Alcoa volta a produzir alumínio no Brasil
-
Portos e Terminais
abr, 26, 2023
0
Porto de Porto Alegre registra aumento de quase 7% nas movimentações no primeiro trimestre