Vizinha Portonave pode assumir Porto de Itajaí após Antaq prorrogar prazo de propostas
out, 18, 2023 Postado porSylvia SchandertSemana202340
Marcado para esta terça-feira (17), a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) decidiu adiar para a próxima sexta-feira (20), o julgamento acerca das propostas para a 2ª e 3ª colocadas no processo de arrendamento provisório do Porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. A primeira colocada, MMS Empreendimentos, foi desclassificada.
Agora, a vizinha do Porto de Itajaí, a Portonave, pode assumir a concessão, a disputa está entre a empresa Mada Araújo Asset Management Ltda de São Paulo, segunda colocada no processo.
A CPLA (Comissão Permanente de Licitação de Arrendamentos Portuários da Antaq) está fazendo a análise das condições técnicas operacionais da empresa Mada, que propôs 44 mil TEUs mês.
O grupo Teconnave, empresa ligada a Portonave, fez a proposta de 35 mil TEUs, por isso, a comissão decidiu fazer uma diligência à Procuradoria Federal da Antaq, como explica o professor Agripino, advogado especialista em Direito Portuário e professor Universitário.
“Agora a CPLA está verificando se todas as propostas estão dentro da legalidade, além disso, decidiu prorrogar também o prazo do edital. Acredito que até o final do mês tenhamos uma decisão se a Mada tem condições de realmente executar o contrato em benefício da comunidade, ou se passa para a terceira empresa [a Portonave] que até agora é a única do ramo e a melhor classificada no sentido de ter uma proposta mais adequada à realidade, que é a proposta de 35 mil por mês containers por mês unidade de 20 pés”.
Ainda de acordo com o professor, a Antaq segue o processo de forma adequada, avaliando criticamente as capacidades técnicas das propostas apresentadas.
Fonte: Jornal Floripa
Clique aqui para ler o texto original: https://jornalfloripa.com.br/emcimadahora/materia/82508
-
Portos e Terminais
jul, 30, 2019
0
Governo assina contratos para Terminais de Uso Privado
-
Regras de Comércio
nov, 01, 2022
0
União Europeia descarta rever acordo com Mercosul
-
Navegação
dez, 01, 2022
0
UE adiciona transporte marítimo ao mercado de carbono
-
Portos e Terminais
fev, 08, 2024
0
BNDES aprova R$ 495 milhões para obra no Porto de Paranaguá