Navio com velas rígidas atraca pela 1ª vez em portos brasileiros
nov, 27, 2023 Postado porSylvia SchandertSemana202343
O Porto de Tubarão, localizado na Grande Vitória, recebeu, no último dia 22, a primeira viagem do navio Berge Olympus, um graneleiro responsável pelo transporte de cargas secas a granel. Foi também a primeira vez que um porto brasileiro recebeu a embarcação. A novidade do modal é que ela é adaptada e equipada com quatro velas rígidas.
As velas rígidas, conhecidas como BARTech WindWings, utilizam energia eólica para reduzir o consumo de combustível e as emissões de gás carbônico. Ou seja, tentar ser menos poluente. Cada vela instalada no navio tem uma envergadura aerodinâmica de 37,5 metros de altura e 20 metros de largura.
O navio poupará cerca de seis toneladas de combustível por dia numa rota média mundial. Nesse processo, reduzirá as emissões de gás carbônico em aproximadamente 19,5 toneladas por dia.
Este navio saiu da China no dia 1º de outubro e vai retornar para o país asiático. O processo de carregamento leva, em média, 24 horas.
O projeto desse navio foi desenvolvido pela Berge Bulk, armador contratado pela Vale para o transporte de minério.
Fonte: G1
Clique aqui para ler o texto original: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2023/11/22/video-navio-com-velas-rigidas-atraca-pela-1a-vez-em-portos-brasileiros.ghtml
-
Portos e Terminais
jun, 25, 2024
0
APS recebe propostas para contratação do projeto básico da segunda fase da Avenida Perimetral em Guarujá
-
Grãos
out, 03, 2023
0
Brasil se destaca na exportação de amendoim com alta de 40% em 3 anos
-
Economia
maio, 23, 2019
0
Ministério da Agricultura pede maior abertura para exportação de carnes à China
-
Portos e Terminais
dez, 17, 2021
0
PPI qualifica túnel submerso Santos-Guarujá