APM Terminals e DP World lançam iniciativa Zero Emission Port Alliance
dez, 06, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202345
As operadoras de terminais portuários DP World e APM Terminals anunciaram a formação da Zero Emission Port Alliance (ZEPA), uma coalizão estratégica com o objetivo de acelerar o processo de zerar emissões associadas à equipamentos de movimentação de contêineres (CHE, na sigla em inglês) nos portos.
As duas partes afirmaram que a aliança iniciará suas atividades em 2024 e observaram que a adesão à ZEPA está aberta a toda indústria, incluindo operadores de terminais, fabricantes de equipamentos originais (OEMs), autoridades portuárias e entidades governamentais.
Durante a sessão na COP28, APM Terminals e DP World explicaram que a ZEPA trabalhará para aumentar a adoção de equipamentos de movimentação de contêineres elétricos a bateria (BE-CHE) e catalisar ainda mais a redução de emissões nos portos.
“É apropriado lançar a ZEPA na COP28, onde tantas conversas significativas estão ocorrendo para zerar as emissões. O lançamento de hoje é um catalisador para ação coletiva de descarbonização em toda a indústria portuária e um sinal para todos os nossos colegas de que estamos comprometidos em combater as mudanças climáticas”, disse Jack Craig, diretor global técnico da APM Terminals.
O foco em equipamentos de movimentação de contêineres elétricos a bateria (BE-CHE) está fundamentado em pesquisas publicadas em um white paper em outubro de 2023, encomendado em conjunto pelas duas empresas.
Os resultados mostram que os BE-CHE podem se tornar tão ou mais competitivos do que os CHE a diesel à medida que se tornam mais acessíveis e atraentes ao mercado. Esse ponto pode ocorrer nos próximos 2 a 8 anos, mas apenas com ação coletiva de todo o ecossistema portuário, de acordo com um comunicado.
O trabalho da ZEPA se concentra em quatro objetivos principais:
- Estimular a capacidade de produção em larga escala de BE-CHE pelos fabricantes e reduzir os custos do produto.
- Reduzir o custo das baterias e soluções de carregamento, simplificar a implementação e aumentar a interoperabilidade dos equipamentos.
- Garantir que operadores de terminais e a infraestrutura da rede estejam prontos para a implementação de BE-CHE e energia elétrica em terra.
- Criar melhores condições de implementação para frotas de emissão zero e ajudar a acelerar a adoção de BE-CHE de emissão zero.
As duas operadoras afirmaram que, por meio de sua participação, os potenciais membros da ZEPA acelerarão a disponibilidade de BE-CHE acessíveis e se beneficiarão das vantagens obtidas ao participar dessa ação coletiva em toda a indústria.
No entanto, as descobertas-chave estarão acessíveis a toda a indústria, não apenas aos membros da ZEPA, de acordo com o comunicado. Tiemen Meester, COO de portos e terminais da DP World, comentou: “É necessária uma ação coletiva em toda a indústria para alcançar BE-CHE acessíveis e atraentes que possam ser usados globalmente. A Zero Emission Port Alliance é uma coalizão orientada para resultados com um foco claro, criada para apoiar e fornecer ações tangíveis de curto prazo. Acredito sinceramente que somos capazes de impulsionar a mudança necessária para viabilizar a eletrificação portuária.”
Fonte: Container-News
Clique aqui para acessar a matéria completa: https://container-news.com/apm-terminals-dp-world-launch-zero-emission-port-alliance-at-cop28/
-
Fruta
ago, 23, 2021
0
Estoques de suco de laranja brasileiro caem 33%
-
Portos e Terminais
jun, 17, 2022
0
Mesmo com autorização para concurso público, auditores mantêm operação padrão no Porto de Santos
-
Fruta
out, 26, 2021
0
Embarques chilenos de frutas frescas chegam a 2,3 milhões de toneladas entre janeiro e setembro
-
Navegação
jan, 22, 2021
0
Maersk tem novo Diretor Comercial para Costa Leste da América Latina