Regras de Comércio

Tarifas dos EUA são ilegítimas e contraproducentes, diz UE

fev, 10, 2025 Postado porSylvia Schandert

Semana202507

A Comissão Europeia disse nesta segunda-feira (10/02) que as tarifas planejadas pelos Estados Unidos sobre aço e alumínio são “ilegítimas e contraproducentes” e que “não há justificativa” para a imposição das medidas, segundo comunicado da entidade.

“A imposição de tarifas seria ilegítima e economicamente contraproducente, especialmente considerando as cadeias de produção profundamente integradas que a União Europeia e os Estados Unidos estabeleceram por meio do comércio e investimento transatlântico”, disse a Comissão.

A nota foi publicada após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizar que vai anunciar uma tarifa de 25% em todas as importações de aço e alumínio.

“A União Europeia não vê justificativa para a imposição de tarifas sobre suas exportações. Reagiremos para proteger os interesses das empresas, trabalhadores e consumidores europeus contra medidas injustificadas”, ressaltou a nota.

A nota ressaltou que, ao impor tarifas, os EUA estariam tributando seus próprios cidadãos, aumentando os custos para as empresas e alimentando a inflação.

A Comissão afirma que as tarifas aumentarão “a incerteza econômica” e podem afetar a “eficiência e a integração dos mercados globais”.

A CE disse que não recebeu nenhuma notificação oficial sobre a imposição de tarifas adicionais sobre produtos da UE e que só irá agir após ter a clareza de todos os impactos da medida.

Fonte: Valor Econômico

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.