BANANA/CEPEA: Exportações aumentam em abril, sobretudo para a Europa
maio, 29, 2025 Postado porDenise VileraSemana202522
De acordo com o Comex Stat, as exportações de banana brasileira seguiram em alta em abril. Para o nosso principal destino, o Mercosul, o volume enviado foi de 7,6 mil toneladas no período, alta de 24% frente a março. Para a União Europeia, a quantidade foi de 1,8 mil toneladas, alta de 51%. Em ambos os casos, os números foram bastante superiores ao do mesmo período do ano passado.
O ocorrido se deve, de acordo com exportadores consultados pelo Hortifrúti/Cepea, à maior oferta de nanica neste ano, sobretudo em comparação ao anterior, o que está garantindo maior disponibilidade e preços mais atrativos no mercado internacional. Vale lembrar que a principal região exportadora ao Mercosul é o Norte de Santa Catarina e, à União Europeia, é o Rio Grande do Norte/Ceará.
Confira a seguir um histórico das exportações brasileiras de bananas a partir de 2022.. Os dados são do DataLiner:
Exportações Brasileiras de Banana | Jan 2022 to Mar 2025 | TEU
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
Pensando no bloco sul-americano, a menor oferta de concorrentes, como Bolívia e Paraguai, favoreceu o fornecimento brasileiro ao longo do mês. Já no bloco europeu, o aumento da demanda se deve provavelmente ao impacto do clima nas produções da América Central e de países do Sul, como Colômbia e Peru, importantes exportadores da fruta ao velho continente. As perspectivas iniciais para maio eram de que as exportações nacionais aos países sul-americanos se mantivessem em alta. No entanto, com a retomada da oferta das bananas da Bolívia e Paraguai ao longo deste mês, agentes do mercado relataram que houve recuo dos embarques nacionais da fruta aos demais países do continente.
Fonte: HF Brasil
-
Regras de Comércio
abr, 13, 2020
0
Brasil abre mercado e amplia pauta de exportações de produtos agropecuários para oito países em março
-
Grãos
nov, 11, 2022
0
Custos de importação de alimentos atingem recorde, ameaçando os mais pobres, diz FAO
-
Navegação
fev, 27, 2025
0
MSC retira megamaxes do comércio Ásia – Norte da Europa
-
Café
jun, 10, 2025
0
Exportação diária de café não torrado cai mais de 27% no início de junho, mas faturamento cresce