Brasil conquista novo mercado para exportação de peixes ornamentais
jul, 02, 2025 Postado porDenise VileraSemana202527
O agronegócio brasileiro acaba de conquistar mais uma oportunidade comercial internacional. Foi concluída a negociação entre os governos do Brasil e do Uruguai para a exportação de peixes ornamentais vivos ao país vizinho. O anúncio marca mais um avanço na ampliação da pauta exportadora nacional e reforça o potencial da biodiversidade brasileira no mercado externo. Com a nova abertura, o Brasil atinge a marca de 387 mercados liberados para produtos do agro desde o início de 2023.
Em 2024, as exportações brasileiras de produtos agropecuários para o Uruguai já ultrapassaram US$ 904 milhões. Os principais itens da pauta incluem carnes, produtos florestais, chá, mate e especiarias. A entrada dos peixes ornamentais nesse cenário abre caminho para ampliar o fluxo comercial com um país que já figura entre os parceiros relevantes do setor.
O Brasil é reconhecido internacionalmente pela diversidade de espécies de peixes ornamentais, fator que posiciona o país com vantagem competitiva nesse nicho de mercado. A nova abertura, portanto, representa uma chance estratégica para produtores e exportadores ampliarem suas oportunidades de negócios, agregando valor à biodiversidade brasileira.
Fonte: O Presente Rural
-
Carnes
jun, 03, 2025
0
Singapura é a porta de entrada para outros mercados do Sudeste Asiático para a carne paraguaia
-
Navegação
nov, 03, 2021
0
Navegação de cabotagem retoma crescimento
-
Grãos
out, 02, 2020
0
Argentina reduz impostos de exportação para incentivar economia
-
Petróleo e Gás
jul, 03, 2019
0
Petróleo: Brasil e Guiana impulsionam perfuração offshore
