Porto do Açu e JAQ firmam acordo para viabilizar embarcações movidas a hidrogênio
out, 16, 2025 Postado porSylvia SchandertSemana202543
O Porto do Açu e a JAQ Apoio Marítimo, unidade de negócios do Grupo Náutica, assinaram nesta quinta-feira (16/10) um Memorando de Entendimentos (MoU, na sigla em inglês) para estudar formas de captação de recursos, apoio e parcerias voltadas ao desenvolvimento de embarcações movidas a hidrogênio produzido a bordo, além de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
As empresas pretendem elaborar conjuntamente estudos de viabilidade técnica, comercial, ambiental, financeira, jurídica e contábil necessários para o avanço e eventual implementação desse tipo de embarcação. A JAQ já está desenvolvendo duas embarcações (Explorer H1 e Explorer H2) que serão operadas a hidrogênio verde, com zero emissão de carbono. As unidades foram projetadas para funcionar como laboratórios avançados dedicados ao estudo dos biomas brasileiros e funcionarem como verdadeiros laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação flutuantes.
O projeto será inicialmente apresentado oficialmente durante a COP30, em Belém (PA) e seguirá para o Porto do Açu no próximo ano.
Fonte: Porto do Açu
-
Grãos
jul, 26, 2022
0
Baixos níveis dos rios sequem ameaçando comércio exterior do Paraguai
-
Economia
jun, 23, 2022
0
Alta nos alimentos e combustíveis atingem a América Latina
-
Logística Outros
out, 07, 2025
0
Transnordestina deverá chegar ao Porto do Pecém em 2027, diz executivo de concessionária
-
Portos e Terminais
jun, 22, 2023
0
Município solicitará ao governo federal a ampliação de prazos para o arrendamento do Porto de Itajaí