Brasil e México iniciam negociações de livre comércio
set, 10, 2019 Postado porSylvia SchandertSemana201938
O Brasil e o México iniciaram negociações para um acordo de livre comércio, de acordo com o Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo.
Para Troyjo, o México tradicionalmente se concentrava no comércio com seus parceiros do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) mas quer diversificar. Para ele, o Brasil seria capaz de exportar mais produtos agrícolas para o México, que é a segunda maior economia da América Latina.
“O comércio entre o Brasil e o México sempre esteve abaixo dos volumes desejados. Isso ocorreu em parte porque o México deu tratamento preferencial a outros parceiros comerciais, incluindo os EUA e o Canadá”, afirmou ele em uma conferência organizada pelo Conselho Empresarial Brasil-China em São Paulo. “Agora o acordo entre o México, os EUA e o Canadá mudou. O Brasil tem um interesse mais imediato em aumentar suas exportações de commodities agrícolas para o México”, completou.
Atualmente, já vigora um acordo de livre comércio de carros e autopeças entre os dois países. O México é o oitavo principal destino das exportações brasileiras.
Fontes: Folha de S. Paulo e O Petróleo
-
Petróleo e Gás
jul, 16, 2019
0
Argentina começa a exportar GNL
-
Economia
ago, 02, 2023
0
DataLiner: Exportações via contêineres começam a se recuperar em junho; importações seguem tendência de alta
-
Açúcar e Ethanol
ago, 08, 2022
0
Açúcar: line-up aponta embarques de 3,475 milhões de toneladas
-
Outras Cargas
jun, 01, 2021
0
Licenças confirmam megafábrica da Bracell