Café

Safra de 2025 é mais que o dobro do volume de 2012, segundo o IBGE

jan, 15, 2026 Postado porGabriel Malheiros

Semana202603

A safra recorde de 346,1 milhões de toneladas em 2025, pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa um aumento de 18,2% ante 2024 e também é mais que o dobro do montante colhido em 2012, que foi de 162 milhões de toneladas. Isso significa um aumento de 113,6% da produção em 13 anos.

Ao mesmo tempo, a área plantada cresceu em ritmo bem menos intenso (66,8%), ao passar de 48,9 milhões de hectares em 2012 e para 81,6 milhões de hectares em 2025.

O gerente de Agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, atribuiu o aumento da produtividade nas lavouras brasileiras a “frutos de anos de trabalho de pesquisa de instituições como a Embrapa, que desenvolveu variedades adaptadas aos diversos biomas brasileiros”:

No recorde da safra de 2025, destacou Guedes, o resultado se deve principalmente ao desempenho de soja, milho e algodão, devido às condições climáticas bastante favoráveis no ano. Café do tipo canephora e sorgo também apresentaram desempenho positivo.

Por Lucianne Carneiro para Globo Rural

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.