Porto de São Francisco do Sul: movimentação aumenta 39% em três anos
jan, 23, 2026 Postado porGabriel MalheirosSemana202604
Pelo terceiro ano consecutivo, o Porto de São Francisco do Sul reafirma sua posição estratégica no Sul do país. O balanço de 2025 aponta que o terminal movimentou 17,5 milhões de toneladas, o maior volume já registrado em suas sete décadas de operação. O resultado consolida o porto como o maior de Santa Catarina em movimentação total (exportação, importação e cabotagem).
O salto de eficiência é nítido: nos últimos três anos, o aumento de carga chegou a 39%. Em 2022, o porto movimentava 12,6 milhões de toneladas; o novo patamar de 2025 supera em 3% o recorde anterior de 2024 (17 milhões).
Soja e Milho impulsionam as exportações
O comércio exterior foi o grande motor do terminal no último ano. As exportações representaram 55% do volume total, somando 9,6 milhões de toneladas. O setor de grãos liderou as operações, com destaque para:
- Soja: 6,2 milhões de toneladas.
- Milho: 2,9 milhões de toneladas.
O Terminal Graneleiro (TG) também mostrou fôlego, com uma movimentação de 1,8 milhão de toneladas — alta de 10% frente a 2024. Com isso, o TG ampliou sua fatia no Corredor de Exportação, detendo agora 26% de participação.
O gráfico a seguir utiliza dados da Datamar. Leitores podem solicitar uma demonstração para obter mais informações.
São Francisco do Sul | Exportações + Importações | WTMT
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
Importações e Siderurgia: O papel da cabotagem
No sentido inverso, as importações e cargas de entrada totalizaram 7,9 milhões de toneladas (45% do total). O Porto de São Francisco do Sul destaca-se como um hub siderúrgico: entre aço importado e produtos transportados via cabotagem pela empresa privada Tesc, o volume atingiu 4,3 milhões de toneladas. O setor de fertilizantes também manteve peso relevante, com 3,1 milhões de toneladas.
Faturamento e Investimentos em Infraestrutura
O desempenho operacional refletiu diretamente no caixa. O faturamento em 2025 atingiu o recorde de R$ 189 milhões, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.
De acordo com a administração do porto, os recursos provenientes das tarifas portuárias do Complexo da Babitonga são reinvestidos na modernização do ativo. “Os valores são destinados à manutenção da infraestrutura, segurança e, prioritariamente, às obras de dragagem e melhorias operacionais, garantindo que o porto suporte navios maiores e mantenha a competitividade catarinense”, destaca o relatório anual.
Fonte: Informativo Interno – Porto de São Francisco do Sul
-
Regras de Comércio
maio, 05, 2025
0
Mesmo com tarifaço, acordo com UE precisará de muito ‘convencimento’
-
Grãos
jan, 27, 2025
0
Fim das retenções em ano que se espera exportações recordes do arroz argentino
-
Portos e Terminais
dez, 15, 2023
0
Setor portuário prevê 20 leilões em 2024
-
Grãos
jun, 21, 2021
0
Exportações argentinas de trigo deverão crescer 26% em 2021/22