Portos e Terminais

TCP recebe perfuratriz que será utilizada na construção do maior prédio do país

mar, 03, 2026 Postado porSylvia Schandert

Semana202610

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu uma perfuratriz hidráulica, modelo MAIT CFA36, equipamento exclusivo no Brasil e que será utilizado na etapa de fundação do prédio mais alto já projetado no país, localizado no litoral de Santa Catarina. A máquina, importada da Itália, chegou ao Terminal a bordo de um navio para cargas rolantes (Ro-Ro) e seguiu viagem para o canteiro de obras.

A perfuratriz pesa cerca de 130 toneladas e é uma das maiores e mais potentes do mundo em sua categoria. Projetada para execução de estacas em hélice contínua (CFA), possui capacidade de perfuração de até 50 metros de profundidade e diâmetro máximo de 1.500 milímetros. O equipamento conta com torque nominal máximo de 35.000 kgf/m e é acionado por um motor diesel Caterpillar de aproximadamente 571 kW (765 HP).

Além disso, o modelo MAIT CFA36 dispõe de sistemas eletrônicos de monitoramento de parâmetros, nivelamento automático e chassi com bitola variável, características que garantem alto desempenho mesmo em condições operacionais complexas. Com capacidade superior aos modelos disponíveis no mercado nacional, o uso da perfuratriz trará aumento de produtividade e redução no tempo de execução da obra.

A TCP está preparada para a movimentação de cargas projeto, que exigem operações mais complexas e desenhos logísticos customizados, como helicópteros, máquinas agrícolas de grandes dimensões, ônibus, escavadeiras, colheitadeiras e outros equipamentos que ultrapassam os limites das cargas convencionais. Essas operações demandam estudos prévios, definição de áreas dedicadas, equipamentos específicos e atuação integrada entre diferentes frentes operacionais.

Fonte: TCP

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.