Ports and Terminals

Itaqui Port forms agreement with Panama Canal

Dec, 10, 2018 Posted by datamarnews

Week 201850

On Wednesday the Itaqui Port Authority signed an agreement with the Panama Canal Administration which will allow the port to use the canal and enable mutual partnerships. The groundbreaking deal will not only facilitate grain shipments to Asia but also greatly enhance the port’s competitiveness amongst its peers, in addition to the port’s strategic location for the Asian markets. Of the total amount of grains usually exported from Itaqui, 80% go to Asia. It is the first port of entry and the last port of departure to and from the Asian countries. According to government data, Itaqui handled 8m tons of soybeans in the first ten months of 2018 via Maranhão port, up 40% YoY.

The following table ranks top soybean destinations from Itaqui port:


Supporting Sources:

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/porto-do-itaqui-fecha-parceria-com-canal-do-panama

 

Porto do Itaqui fecha parceria com Canal do Panamá

A autoridade portuária do Porto do Itaqui e a administração do Canal do Panamá formalizaram na quarta-feira (5) uma aliança de colaboração com o objetivo de fomentar o uso do canal por navios com destino ou origem no Itaqui, bem como promover parcerias em áreas técnicas. O documento foi assinado em solenidade realizada no Panamá, pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, e pelo administrador da Autoridade Portuária do Canal do Panamá, Jorge L. Quijano.A programação no Panamá incluiu visita às novas comportas (Cocolí Locks) e apresentações sobre meio ambiente, conservação de água, reflorestamento e conservação de bacia hidrográfica do Canal e sobre os diferenciais competitivos do Porto do Itaqui. “Esse convênio é muito importante por viabilizar a movimentação de grãos para a Ásia através do Canal, proporcionando ainda mais competitividade ao Itaqui e já contemplando o crescimento da movimentação de grãos pelo Arco Norte”, afirmou Ted Lago. De toda a soja escoada pelo Porto do Itaqui, 80% tem como destino a Ásia.Neste ano o Itaqui tem batido sucessivos recordes em movimentação mensal de grãos. De janeiro a outubro foram escoadas pelo porto público maranhense mais de 8 milhões de toneladas de soja. A marca representa um aumento de quase 40% em relação ao volume movimentado em todo o ano de 2017.

Com a segunda fase do Tegram a perspectiva para os próximos anos é de aumento de capacidade e movimentação de grãos. “Esse acordo irá fortalecer toda a logística do Arco Norte, que hoje é responsável por mais de 21% de toda a soja e o milho exportados pelo Brasil”, analisa o presidente da Emap.

A localização do Porto do Itaqui é estratégica por sua proximidade com os mercados internacionais – é o primeiro porto de entrada e o último porto de saída para os mercados asiáticos (encurta viagem em cerca de sete dias no comparativo com os portos das regiões Sul e Sudeste do Brasil).

Com essas vantagens e a aliança de cooperação com a autoridade portuária do Canal, o Itaqui poderá ter acesso a novos mercados, em especial mercados de commodities da costa oeste da América e Ásia. Existe também um potencial para o Itaqui no futuro se transformar em um hubport de contêineres.

Para atender a essa demanda foi entregue em 2017 a infraestrutura necessária para armazenagem de contêineres e cargas gerais. O investimento de R$ 9.199.220,08 contempla a construção de um pátio em uma área de 20.250 m², equipada com tomadas, visando atender a demanda de contêineres refrigerados. Paralelamente o Governo do Estado vem trabalhando no adensamento de cadeias produtivas, de modo a viabilizar a movimentação de contêineres.

A aliança estabelecida é destinada a promover as remessas de grãos na rota comercial do norte do Brasil para destinos em países localizados no Pacífico. As duas partes se comprometem a atuar de forma cooperativa para melhorar o serviço de transporte em suas áreas de influência e promover o crescimento do comércio global. O escopo da aliança abrange atividades comerciais conjuntas, intercâmbio de informação, estudo de mercado e modernização.

Sharing is caring!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *