Ports and Terminals

Santos is expecting to receive the biggest fertilizer cargo in its history

Dec, 05, 2018 Posted by datamarnews

Week 201848

Santos is expected to receive the biggest fertilizer cargo in its history later this month when it receives the Panamax Ostria, carrying 71,000 tons of ammonium sulphate in bulk, on its way to a terminal in Rondonópolis owned by Rumo Logística. The vessel sailed from Yantai Port in China on October 13. The arrival in Santos is scheduled for November 27 and berthing at Termag should take place on December 13. Rumo’s commercial manager explained that larger vessels coupled with rail loading are more productive, bring economies of scale, and thus increase the effective capacity of the entire logistics system.


Supporting Sources:

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/porto-de-santos-recebe-maior-navio-de-fertilizantes-de-sua-historia

Porto de Santos recebe maior navio de fertilizantes de sua história

O Porto de Santos deve receber o maior navio de fertilizantes de sua história no fim deste mês. O Panamax Ostria está carregado com 71 mil toneladas de sulfato de amônio a granel, destinados à empresa Rumo Logística.
A operação tem como destino final o terminal da companhia em Rondonópolis (MT). A embarcação partiu do Porto de Yantai, na China, no dia 13 de outubro. A chegada em Santos está prevista para o dia 27 de novembro e a atracação no Termag deve acontecer no dia 13 de dezembro.
“Isso é fruto de nossa estratégia comercial e parceria com o Termag para aumentar o tamanho dos navios carregados com fertilizantes e priorizar o uso do modal ferroviário. Já havíamos batido o recorde com o navio Ultra Lynx, de 61 mil toneladas, e agora estamos indo ainda mais longe”, disse o gerente comercial da Rumo, Raphael Tulio. “Navios maiores, aliados ao carregamento ferroviário, são mais produtivos, trazem ganho de escala com redução de custos e aumentam a capacidade efetiva de todo o sistema logístico.”
Em oito meses de operação do terminal de Rondonópolis, a Rumo deve movimentar mais de 750 mil toneladas de fertilizantes destinadas a Mato Grosso. Segundo a empresa, o volume é cerca de 20% do que foi importado no ano inteiro para o estado.
“Temos como estimativa ultrapassar 2 milhões de toneladas em 2019, atingindo aproximadamente 50% do que é importado pelo Estado em menos de dois anos de projeto”, disse Tulio. Dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) apontam que Mato Grosso é o principal consumidor de fertilizantes do Brasil.

Sharing is caring!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *