Tecon Salvador
Ports and Terminals

Tecon Salvador cabotage movements grew 9% in 2018

Jan, 22, 2019 Posted by datamarnews

Week 201904

Container terminal Tecon Salvador registered a 9% increase YoY in cabotage to 47,675 containers, marking the terminal’s sixth consecutive year of growth. Of the total number of containers moved, 10,351 were for rice and 8,930 were for chemicals and petrochemicals.

According to Tecon authority, over the years Tecon Salvador has become a preferred cabotage terminal for shippers, due to cost benefits and security from thefts, compared to road transport. The terminal can now berth 366m long vessels, and works with all three cabotage service providers that operate in Brazil.


Supporting sources:

http://www.cargonews.com.br/tecon-salvador-registra-mais-uma-vez-crescimento-anual-de-cabotagem/

Tecon Salvador registra mais uma vez crescimento anual de cabotagem

Em 2018, o terminal baiano movimentou 47.675 contêineres com cargas de Cabotagem, 9% a mais em relação ao ano passado; são seis anos seguidos de recordes de crescimento no modal.
No Terminal de Contêineres de Salvador, a cabotagem registrou aumento de 9% no acumulado do ano, em relação a 2017. Os 47.675 contêineres (cntr) movimentados pelo modal de janeiro a dezembro de 2018, transportaram cargas oriundas de todas as regiões do país.

As maiores demandas foram de arroz (10.351 cntrs – provenientes do Sul do país), Químicos e Petroquímicos (8.930 cntrs – com origem e destino o Sul e Sudeste), além de alimentos, com origem em todas as regiões brasileiras, e construção civil, proveniente do Sul e Nordeste.

Com esse novo marco, o terminal chega a seis anos seguidos de recordes no modal, período em que atraiu novos clientes dos mais diversos segmentos, tais como Químicos, Bebidas, Alimentos, Cimento (com origem no Estado do Ceará), e Minério (vindo do Sul da Bahia).

O Terminal vem se destacando na cabotagem por diversas razões, segundo aponta Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador. “De um modo geral, grandes empresas estão descobrindo a cabotagem como solução logística no país. Dentre os benefícios do modal, estão a redução de custos em até 30% nas rotas de maior distância e maior segurança para as cargas, com menor risco de avarias e roubo’, explica Iglesias.

Ela reforça ainda que, nesse último ano, em especial, houve um fator que ascendeu nova luz acerca da necessidade de diversificar o escoamento da carga no Brasil. “Com a greve dos caminhoneiros, mais empresas se interessaram pelo escoamento marítimo. A navegação costeira tem muito a contribuir com a cadeia de distribuição de cargas no país, é preciso incentivar, falar mais sobre o assunto”, completa.

O Tecon Salvador conta com uma completa infraestrutura para atendimento portuário, é o segundo do país a obter da Capitania dos Portos a autorização para operar navios com 366 metros, conta com escalas semanais e trabalha com os três armadores que operam cabotagem no Brasil. A célula comercial dedicada exclusivamente a desenvolver e mapear possibilidades para a Cabotagem via Salvador, através das unidades em Manaus e São Paulo, além do escritório na capital baiana, completou 6 anos comemorando recordes seguidos, e inicia 2019 com boas perspectivas para o ano.

 

Sharing is caring!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *