Argentina busca aderir ao tratado da Parceria Transpacífica, diz ministro
jun, 03, 2026 Postado porSylvia SchandertSemana202623
O secretário de Finanças da Argentina, Pablo Quirno, afirmou nesta terça-feira (2) que o país pretende aderir ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP, na sigla em inglês) e apresentará oficialmente sua candidatura na quarta-feira, em Paris.
O CPTPP é um acordo de livre comércio formado por 12 países. O tratado foi estabelecido em 2018 entre Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietnã. O Reino Unido aderiu ao bloco em 2024, e a China também manifestou interesse em ingressar no acordo.
Os planos da Argentina de se juntar ao CPTPP seguem o apoio do país a outros acordos comerciais nos últimos meses, incluindo um acordo recíproco de comércio e investimentos com os Estados Unidos e o acordo entre Mercosul e União Europeia.
“Continuaremos avançando rapidamente nesses acordos”, afirmou Quirno durante participação virtual no 43º Congresso do Instituto Argentino de Executivos de Finanças.
Fonte: Reuters
-
Economia
mar, 20, 2025
0
BRICS, aviões e carne ganham destaque em viagem de Lula ao Vietnã, dizem fontes
-
Logística Outros
jan, 17, 2023
0
Mudanças de Lula desagradam setor de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura
-
Carnes
jul, 24, 2023
0
Após crise, ABPA prevê recordes em produção e exportação de carne suína em 2023
-
Petróleo e Gás
mar, 04, 2026
0
Conflito no Irã eleva preço do petróleo e acentua defasagem do diesel e da gasolina no Brasil