Iniciada a construção do quebra-mar leste no Imetame Porto Aracruz
jan, 04, 2023 Postado porSylvia SchandertSemana202301
Mais um passo foi dado nas obras do Complexo Portuário da Imetame: a construção do quebra-mar leste. Com volume cinco vezes maior que o quebra-mar norte, que está na sua fase de conclusão, o quebra-mar leste tem como função a proteção de todo o complexo portuário da Imetame.
O quebra-mar leste terá 2,3 quilômetros de extensão e para sua construção será utilizado um volume de 2,9 milhões de metros cúbicos de pedra. As pedras utilizadas para a construção foram extraídas da Imetame Monte Serrat, localizada em Córrego das Pedras, área rural de Aracruz.
A Imetame Porto Aracruz iniciou a sua construção em julho de 2021 e vem apresentando um rápido avanço das obras. O quebra-mar norte já está na reta final.
O Complexo Portuário terá a profundidade de 17 metros, que possibilitará receber navios de longo curso, com calado de até 16 metros, cabotagem e feederes sem restrições, permitindo a operação segura de navios de grande porte, que hoje operam com restrições no Brasil.
O empreendimento está situado às margens da rodovia ES-010, a menos de 80 Km de Vitória. Com um ramal de 3 Km, a Imetame Porto Aracruz, estará conectada à a Estrada de Ferro Vitória a Minas – EFVM.
Além do modal ferroviário, com proximidade a diversas outras rodovias, incluindo a BR-101, o Complexo Portuário está ao lado de uma área de 5 milhões de m² com vocação para implantação de uma plataforma logística e industrial.
-
Grãos
jan, 20, 2022
0
Argentina: projeto quer eliminar retenciones nos grãos em áreas afetadas pelo calor
-
ago, 24, 2023
0
Brasil submete documento a IMO sobre pesquisa realizada entre ANTAQ e WISTA
-
Portos e Terminais
set, 16, 2020
0
Norsul e Porto do Açu iniciam serviço de cabotagem
-
Logística Outros
jun, 09, 2026
0
Trecho da Transnordestina até Porto de Pecém deve ser entregue até o fim de 2026
