
Brasil e Chile assinam acordo para adoção de sistema ‘pre-listing’ de exportadores de carnes
maio, 19, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202323
Brasil e Chile assinaram hoje (18/5), no âmbito do Acordo de Livre-Comércio entre os dois países, acordo de cooperação para adoção do sistema de “pre-listing” para habilitação de estabelecimentos exportadores de carnes (bovina, suína, ovina e de aves). Com isso, a habilitação sanitária de frigoríficos para exportação será feita pelo próprio país exportador, em conformidade com as regras do país importador.
O sistema desburocratiza o acesso de novas plantas exportadoras ao mercado chileno, dispensando a necessidade de habilitação e inspeção individual por autoridades chilenas.
Veja abaixo as exportações de carne do Brasil (códigos SH 0200 – 0210), incluindo carne bovina, suína, ovina e de aves para o Chile entre janeiro de 2019 a março de 2023. Os dados são do DataLiner.
Exportação de carne para o Chile | Jan 2019 – Mar 2023 | WTMT
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
O Brasil torna-se, assim, o primeiro país latino-americano a deter mecanismo de habilitação delegada com o Chile, o que atesta o alto nível de confiança no controle sanitário nacional, cujo rigor é reconhecido pelos mais de 150 países que consomem as carnes brasileiras.O Brasil espera que o instrumento possa, no futuro, abranger outros produtos além das carnes.
O acordo de cooperação é mais um resultado do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Pelo lado chileno, destaca-se o apoio da Embaixada do Chile em Brasília.
Em 2022, o Chile foi o sexto destino das exportações totais brasileiras, sendo o terceiro destino para carne suína, quinto para carne bovina e 14º de carne de aves. O Brasil é o terceiro principal sócio comercial do Chile no mundo.
-
Portos e Terminais
fev, 28, 2019
0
Marinha reforça segurança com navios blindados em Santos
-
Outras Cargas
dez, 03, 2020
0
Argentina volta a barrar entrada de calçados brasileiros após quatro anos de trégua
-
Portos e Terminais
mar, 14, 2022
0
Arrecadação do Porto do Recife cresce 37,3% no primeiro bimestre de 2022
-
Outras Cargas
maio, 06, 2024
0
Potássio do Brasil tem licenças para porto e poços de água em Autazes