China reage a Trump e aplica tarifas de até 15% sobre produtos dos EUA
fev, 04, 2025 Postado porSylvia SchandertSemana202506
A China anunciou novas tarifas sobre uma variedade de produtos norte-americanos em retaliação à recente taxa de 10% imposta pelo governo Trump sobre todas as exportações chinesas para os Estados Unidos.
A Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado da China informou nesta terça-feira (4) que aplicará uma tarifa de 15% sobre o carvão e o gás natural liquefeito dos EUA, além de tarifas de 10% sobre petróleo bruto, maquinário agrícola, veículos de grande cilindrada e caminhonetes.
Em um comunicado, a comissão afirmou que as tarifas adicionais são uma resposta direta às novas taxas impostas pelos EUA. As medidas entrarão em vigor em 10 de fevereiro, acrescentou.
Enquanto isso, o Ministério do Comércio da China também anunciou que, a partir de terça-feira, o país implementará controles de exportação sobre produtos que contêm tungstênio, telúrio, bismuto, molibdênio e índio.
Além, disso, a China adicionou empresas americanas, incluindo a fabricante de roupas PVH e a empresa de biotecnologia Illumina, a uma lista de entidades consideradas não confiáveis.
A notícia esfriou o otimismo anterior dos mercados, que haviam reagido positivamente ao adiamento das tarifas dos EUA sobre Canadá e México.
O yuan offshore se desvalorizou em relação ao dólar, enquanto os índices de referência em Hong Kong, Japão e Coreia do Sulreduziram seus ganhos. Os futuros do petróleo ampliaram as perdas e o bitcoin despencou.
A decisão chinesa de retaliar os americanos ocorre na véspera de uma conversa programada entre os presidentes de China e Estados Unidos, respectivamente Xi Jinping e Donald Trump. A Casa Branca havia anunciado na segunda-feira (3) que os dois líderes conversariam sobre tarifas via telefone.
Fonte: Valor Econômico
-
Portos e Terminais
out, 15, 2019
0
Porto do Pecém: Movimentação de granel líquido tem alta de 70%
-
Carnes
out, 22, 2021
0
Perdas diárias com embargo chinês à carne superam US$ 10 milhões
-
Aço e Alumínio
jul, 17, 2023
0
Brasil almeja voltar ao topo no ranking global de alumínio
-
Minérios
jun, 25, 2024
0
Potência em minério, Brasil precisa superar gargalos