Aberturas de mercado para o Brasil no Líbano e na Tanzânia
nov, 08, 2025 Postado porSylvia SchandertSemana202546
O governo brasileiro concluiu negociações sanitárias com os governos do Líbano e da Tanzânia que permitirão ao Brasil exportar diversos produtos do agronegócio para aqueles países.
No Líbano, as autoridades sanitárias autorizaram o Brasil a exportar bovinos e bubalinos vivos para reprodução. Em 2024, o Líbano importou mais de USD 195 milhões em gado vivo, de diversos países. Esta nova abertura de mercado fortalece a posição comercial do Brasil, que, no mesmo ano, exportou cerca de USD 432 milhões em produtos agropecuários para o Líbano, com destaque para carnes, complexo sucroalcooleiro e café.
Na Tanzânia, as autoridades locais autorizaram o Brasil a exportar os seguintes gêneros de produtos: produtos cárneos e termoprocessados de aves, bovinos, ovinos, caprinos e suínos; material genético avícola (ovos férteis e pintos de um dia); material genético bovino (embriões in vivo e in vitro); e bovinos vivos para reprodução. Com população de 68 milhões de habitantes e trajetória de crescimento econômico, a Tanzânia representa oportunidades futuras de negócio para os produtores brasileiros. Em 2024, a Tanzânia importou cerca de USD 31 milhões em produtos agropecuários do Brasil, com destaque para o setor sucroalcooleiro.
Com estes anúncios, o agronegócio brasileiro alcança 486 aberturas de mercado desde o início de 2023.
Tais resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Fonte: MAPA
-
Portos e Terminais
ago, 04, 2023
0
Autoridade Portuária, Prefeituras e instituições do Porto de Santos assinam acordo para ESG
-
Portos e Terminais
jan, 29, 2026
0
Itajaí articula nova rota para a banana catarinense em resposta a barreiras tarifárias na Europa
-
Outras Cargas
fev, 27, 2024
0
Sanções do Ocidente não impedem forte alta nas importações de diesel da Rússia pelo Brasil
-
Algodão
maio, 26, 2026
0
Exportações de algodão têm média diária 67,8% superior à de maio de 2025